A Funcionalidade do Projeto

Para inaugurar esse novo espaço, vou começar por descrever um pouquinho o desenvolvimento de um bom projeto de arquitetura.

Um bom projeto de arquitetura é a etapa inicial para uma obra bem sucedida. Por isso é muito importante que o profissional escute os desejos e as necessidades dos clientes nesse momento. Transcrevendo tudo isso em um programa desenvolvido individualmente para cada cliente, suas necessidades, seus objetivos e seus sonhos, que serão a base para a criação do projeto de arquitetura. Além de transcrever os desejos dos clientes, um bom projeto leva em consideração o local, o entorno, a insolação, ventos, paisagem, materiais que serão utilizados na construção e como tudo isso vai se conectar com o projeto. Isso tudo em diferentes escalas, se estamos falando de projeto de casas, pensamos da escala da paisagem, do terreno até o individuo. Se falamos de interiores, pensamos a partir da escala do ambiente, pé direito, ergonomia do espaço, circulação, até o desenho dos objetos.

Muitas vezes o cliente não tem muita noção de toda essa bagagem técnica e psíquica que um bom projeto carrega em seus traços. Mas é de fundamental importância ter um bom profissional nesse momento para direcionar cada espaço do projeto de acordo com a rotina e a vida dos clientes que ali vão habitar, trabalhar, ou seja para qual fim o projeto se determina.

Use e abuse de bons profissionais da arquitetura, para que seu projeto seja funcional, eficiente e harmônico e que atenda todas as suas expectativas.

Seja inteligente, contrate um arquiteto!